domingo, 16 de junho de 2013

Plano de aula coletivo.

                                                 Narrativa:


                                                    Por trás dos bastidores


  “A bruxa da história da Branca de Neve não era tão ruim assim. Há quem diga que a maçã envenenada caiu nas mãos da moça por acidente, e quem levou a culpa foi ela, a bruxa. O Patinho também não era tão feio; na verdade, era o mais bonito de todos. E o Papai Noel está cansado de frio lá no Pólo Norte, e não passa mais pela chaminé porque engordou  e não quer continuar usando roupa vermelha porque acha que está fora de moda.


  Na historia da Matemática também há vários fatos com mais de uma versão. Muitas coisas não foram escritas ou seus registros se perderam.  As histórias possuem  inicio, meio e fim. Elas giram em torno de uma ideia central, possuem fatos bem descritos e relacionados. Por isso, quando lemos histórias ( as citadas acima, por exemplo), não encontramos muita dificuldades em compreende-las.


Outras já são mais complexas, e muitas vezes precisamos fazer várias releituras para compreender o que está se passando. Isso acontece geralmente nas histórias com mistérios  e detetives.

  Para realizarmos uma leitura tranquila é necessário que estejamos atentos, relacionando os fatos que surgem e procurando não desistir diante do primeiro obstáculo. Como disse o famoso Sherlock Holmes: “ O gênio nada mais é que uma capacidade infinita de se esforçar e se preocupar”


Quando associamos os fatos e tiramos nossas conclusões, estamos utilizando um tipo de raciocínio conhecido como raciocínio dedutivo. Sherlock Holmes, o afamado detetive dos romances policiais, raciocina, fazendo observações cuidadosas e justificando bem suas conclusões.  Para Sherlock, o ponto de partida das investigações está em observar os fatos e relacioná-los. Em uma de suas historias ele dizia que seu companheiro não observava, apenas via! E mais que isso, era preciso selecionar os fatos.


Vamos fazer o mesmo com a Matemática. Vamos observar alguns fatos para tirar conclusões sobre números.Senhora Matemática, Sua Excelência! Vamos ao seu encontro!”Projeto para o século XXI – Série link da solução

Tema: Sequencias NuméricasObjetivos gerais: Reconhecer padrões e generalizar sequências numéricas através das expressões algébricasObjetivos Específicos: Saber identificar o padrão de crescimento ( ou decrescimento) de uma sequência numérica; saber operar com números naturais e racionais; saber vincular os padrões operatórios observados; dominar o uso de letras para generalizar padrões encontrados.Justificativa de se trabalhar este conteúdo: Identificação de padrões e reconhecimento de regularidades observadas e taxa de crescimento ( ou decrescimento); relações estatísticas; operações financeiras; produção industrial; modelagem de fenômenos naturais; etc.


Procedimentos metodológicos: Atividades e exercícios envolvendo observação e regularidades em  sequencias numéricas; proposição de sequencias com diferentes padrões para serem analisadas por estratégias diversificadas de contagem, na busca da identificação de equivalências.Recursos matérias e tecnológicos:  Giz, lousa, caderno do aluno, informática, livro didático, livros paradidáticos, filmes.Avaliação: Atividades individuais e em grupo; resolução de situações-problema; participação nas atividades; prova escrita.    elaboração de texto relatando as observações feitas.Recuperação: Outra atividades semelhantes às propostas.


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