Plano de aula coletivo.
Narrativa:
Por trás dos bastidores
“A bruxa da história da Branca de Neve não era tão ruim
assim. Há quem diga que a maçã envenenada caiu nas mãos da moça por acidente, e
quem levou a culpa foi ela, a bruxa. O Patinho também não era tão feio; na
verdade, era o mais bonito de todos. E o Papai Noel está cansado de frio lá no Pólo Norte, e não passa
mais pela chaminé porque engordou e não
quer continuar usando roupa vermelha porque acha que está fora de moda.
Na historia da Matemática também há vários
fatos com mais de uma versão. Muitas coisas não foram escritas ou seus
registros se perderam. As histórias possuem inicio, meio e fim. Elas giram em torno de
uma ideia central, possuem fatos bem descritos e relacionados. Por isso, quando
lemos histórias ( as citadas acima, por exemplo), não encontramos muita
dificuldades em compreende-las.
Outras
já são mais complexas, e muitas vezes precisamos fazer várias releituras para
compreender o que está se passando. Isso acontece geralmente nas histórias com
mistérios e detetives.
Para realizarmos uma
leitura tranquila é necessário que estejamos atentos, relacionando os fatos que
surgem e procurando não desistir diante do primeiro obstáculo. Como disse o
famoso Sherlock Holmes: “ O gênio nada mais é que uma capacidade infinita de se
esforçar e se preocupar”
Quando associamos os fatos e tiramos nossas conclusões,
estamos utilizando um tipo de raciocínio conhecido como raciocínio dedutivo.
Sherlock Holmes, o afamado detetive dos romances policiais, raciocina, fazendo
observações cuidadosas e justificando bem suas conclusões. Para Sherlock, o
ponto de partida das investigações está em observar os fatos e relacioná-los.
Em uma de suas historias ele dizia que seu companheiro não observava, apenas
via! E mais que isso, era preciso selecionar os fatos.
Vamos fazer o mesmo com a Matemática. Vamos observar
alguns fatos para tirar conclusões sobre números.Senhora Matemática, Sua Excelência! Vamos ao seu
encontro!”Projeto para o século
XXI – Série link da solução
Tema: Sequencias
NuméricasObjetivos gerais: Reconhecer padrões
e generalizar sequências numéricas através das expressões algébricasObjetivos Específicos: Saber identificar o
padrão de crescimento ( ou decrescimento) de uma sequência numérica; saber
operar com números naturais e racionais; saber vincular os padrões operatórios
observados; dominar o uso de letras para generalizar padrões encontrados.Justificativa de se
trabalhar este conteúdo: Identificação de padrões e reconhecimento de
regularidades observadas e taxa de crescimento ( ou decrescimento); relações
estatísticas; operações financeiras; produção industrial; modelagem de
fenômenos naturais; etc.
Procedimentos
metodológicos:
Atividades e exercícios envolvendo observação e regularidades em sequencias numéricas; proposição de
sequencias com diferentes padrões para serem analisadas por estratégias
diversificadas de contagem, na busca da identificação de equivalências.Recursos matérias e
tecnológicos: Giz, lousa, caderno
do aluno, informática, livro didático, livros paradidáticos, filmes.Avaliação: Atividades
individuais e em grupo; resolução de situações-problema; participação nas
atividades; prova escrita. elaboração
de texto relatando as observações feitas.Recuperação: Outra atividades
semelhantes às propostas.
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