sábado, 8 de junho de 2013

Minhas experiências de leitura e escrita

Ao ver os depoimentos das personalidades das diferentes áreas sobre o papel da leitura e da escrita em nossas vidas, me identifiquei com a doutora em filosofia - Marilena Chaui, que em parte de seu depoimento diz que "Como leitores, descobrimos nossos próprios pensamentos e nossa própria fala graças ao pensamento e à fala do outro". Busca-se a leitura nas mais diversas situações. Lemos para saber, para compreender, para refletir, nos emocionar... Aprendi que não lemos um mesmo texto da mesma maneira, e que, cada ato de leitura é uma produção.
Meu primeiro contato com a escrita foi em torno dos meus cinco anos de idade, através da minha mãe. Morávamos em um sítio no interior de São Paulo e, naquela época, eu não tinha condições de frequentar a pré escola. Então, minha mãe me ensinou a reconhecer as letras, as sílabas e a escrever meu nome dentre outras coisas.  Fui resistente, cada vez que  a ouvia  chamar-me para escrever sentia pânico, era uma obrigação. Agora, o contato especificamente da leitura com livros, só tive na escola mesmo. O primeiro livro que li foi "A ilha perdida" (série Vagalume , por volta dos meus dez anos.
Atualmente, gosto de ler sobre temas voltados à educação, meio ambiente e ao comportamento humano. Nossos alunos podem e devem ler e escrever constantemente sobre os mais diversos assuntos porque assim, exercitarão a mente para a compreensão e a produção de novos textos. 
                                                                              Rosemeire

Nenhum comentário:

Postar um comentário