A leitura realmente é algo incrível, pois nos faz acreditar em algo inacreditável, despertando uma magia, dando liberdade ao sonho. Na escola, ainda no ciclo I, as professoras se esforçavam para que nós criássemos o gosto pela leitura, pois sempre indicavam livros para ler e depois contar as estórias para a classe. Já no ciclo II as professoras começaram a fazer uso da Série Vaga-Lume. Tínhamos que ler e depois fazer uma prova sobre o livro ou responder as questões que vinham com ele.
Eu tinha uma amiga que gostava muito de gibis e ela comprava, lia e depois me emprestava para que eu também pudesse lê-los. Isso foi muito bom, pois eu adorava ler gibis e li dezenas deles. Minha imaginação ia longe com as estórias. Nessa fase li também muitos livros do Monteiro Lobato, que são pura magia. Ainda nessa fase, um livro que muito me marcou foi Dom Quixote, de Miguel de Cervantes.
Já no ensino médio, li todos os livros indicados pela professora de literatura, já que tínhamos que fazer seminários, trabalhos ou resumos sobre os mesmos. Isso contribuiu muito para o vestibular, pois vários dos livros cobrados eu já tinha lido e discutido com os colegas de sala.
Realmente, mesmo tendo passado tanto tempo, a experiência de ler vários gêneros me marcou profundamente, auxiliou no meu amadurecimento, enriqueceu meu vocabulário, aumentando cada vez a criatividade, entre tantos outros benefícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário